Os Benefícios da Massagem

A massoterapia é uma técnica terapêutica utilizada há milhares de anos como uma forma de aliviar dores e tensões desde o início do uso dessa técnica. Com o passar dos anos a massagem se tornou algo cada vez mais popular em diversos países e foram surgindo variações dessa terapia bem como suas aplicações.

Atualmente massagistas e massoterapeutas são conhecidos como profissionais que utilizam as terapias manuais como ferramenta para a manutenção da saúde e bem-estar. Além das aplicações essencialmente terapêuticas, existem técnicas de massagem com outros fins como é o caso das massagens voltadas à estética ou ao relaxamento físico e mental.

Muitos médicos e profissionais da saúde em geral, indicam ou aplicam a massagem como uma forma de complementar tratamentos, acelerando o processo ou aliviando dores e incômodos. É muito comum que profissionais como preparadores físicos e fisioterapeutas utilizem a massoterapia como uma técnica complementar.

Para se tornar um massoterapeuta o profissional precisa realizar um curso de nível técnico com carga horária em torno de 1.200 horas que abrange a origem e conceitos das principais técnicas de massagem utilizadas além de aprender como avaliar um cliente e diagnosticar qual melhor modo de proceder com o tratamento baseado na massoterapia.

Além dos massoterapeutas, é muito comum encontrarmos massagistas. Os massagistas são profissionais do mesmo segmento, mas que não realizaram o curso com o mesmo cronograma e carga horária. Geralmente sua formação e método de trabalho são focados em um tipo de massagem, como por exemplo, as massagens relaxantes. Para isso, o profissional obtém uma formação mais rápida por não abordar alguns conceitos gerais da massoterapia e nem diversas técnicas do ramo.

Ambos profissionais costumam atuar em clínicas médicas ou estéticas, além dos profissionais que atendem em consultórios ou no domicilio de seus clientes.

A massagem não é considerada como uma terapia arriscada nem invasiva, por isso, as restrições não são muitas. Ainda assim, pessoas se recuperando de fraturas ou com problemas de hipertensão devem evitar a massagem ou consultar um médico antes. Outro cuidado importante é priorizar massagistas profissionais e procurar informações sobre a formação do profissional, principalmente no caso das massagens terapêuticas.

Massagem

Massagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s